Plano Emergencial - Cursos Sequenciais Remotos do IL

Cursos Sequenciais Remotos do IL

1o Semestre/2021

Antes de iniciar o requerimento de matrícula, por favor leia ATENTAMENTE todas as informações prescritas abaixo:

1. Oferta 2021 em tempos de pandemia

Considerando as medidas sanitárias impostas pela pandemia de COVID-19 e considerando a Resolução COG No 326, de 23 de junho de 2020, que dispõe sobre o cancelamento das ofertas de atividades curriculares presenciais nos cursos de graduação referentes aos períodos letivos 2020/1 e suspensão de atividades presenciais de graduação em 2020, o Comitê Gestor do IL decidiu pela oferta de atividades remotas para os cursos sequenciais. Observa-se que este plano tem caráter emergencial e cabe aos cursos sequenciais de línguas. Também se observa que tal medida não significa a implementação de um projeto de educação a distância. Portanto, tratam-se de atividades excepcionais remotas.

2. Quem pode se inscrever?

-Apenas maiores de 18 anos;
-Nesta oferta todos os membros da comunidade UFSCar de todos os CAMPI;
-Não há custos (taxas etc) para membros da comunidade UFSCar;
-Apenas para os cursos de LIBRAS e Português como língua Estrangeira (PLE), é possível o requerimento de inscrição por membros da comunidade externa* a UFSCar;
-Os requerimentos de inscrição de membros da comunidade externa para o curso de LIBRAS são gratuitos, já para o curso de PLE tem o custo de R$ 220,00;

*Comunidade externa são todas as pessoas que NÃO têm vínculo com a UFSCar (inclui-se aqui alunos de ACIEPES (que não sejam alunos vinculados à UFSCar) e alunos especiais de disciplinas de pós-graduação);

3. Avaliação e frequência

O aproveitamento do aluno será o resultado das avaliações processuais e de um produto final (por exemplo: avaliação oral individual; seminário; entrega de trabalho escrito, ou audiovisual etc.).
A frequência será computada de acordo com a quantidade de atividades realizadas e a participação nas atividades síncronas.

4. Quais serão as plataformas?

-Atividades assíncronas : Google Classroom;
-Atividades síncronas: Google Meet

Observações:

• Os encontros síncronos pelo Meet NÃO poderão ser gravados, portanto NÃO serão disponibilizados;
  • As equipes das áreas poderão gravar videoaulas e disponibilizá-las;

5. Vai haver nivelamento?

-NÃO haverá prova de nivelamento;
-Cada oferta de curso apresentará os requisitos necessários para a matrícula (p. ex. nível já cursado) e;
-O aluno será responsável pela auto-indicação do nível de proficiência/conhecimento da língua, (observar resolução 02/2018);
-Caso o professor perceba alguma dificuldade o estudante será convidado a participar de outro nível mais compatível com seu desenvolvimento ( Ajuste Pedagógico - de 29/03/21 a 09/04/21).

6.Posso faltar ao primeiro encontro virtual?

-Se você faltar ao 1o. encontro virtual, sua vaga será disponibilizada para o próximo na lista de espera, pois vale o que está na resolução 01/2018 (link);
-Se houver desistência sem o preenchimento do TERMO DE DESISTÊNCIA, o desistente fica impedido e sofre as mesmas sanções previstas na referida resolução (dois semestres sem poder participar dos cursos sequenciais do IL)

7.Cronograma

DATAS

ATIVIDADES PREVISTAS

08 a 10 /03/ 2021

Rematrículas, SOMENTE para os participantes do ano de 2020 que queiram dar sequência aos estudos iniciados. Inscrições fora desta condição serão CANCELADAS

15 a 19 /03/ 2021

Novos requerimentos de Inscrições  (LIMITADOS ao número de vagas disponível por turma após o período de rematrículas)

até 26/03/2021

Divulgação da lista de inscritos/espera

29/03/2021

Início das atividades

29/03 a 09/04/2021

Ajuste Pedagógico

25/06/2021

Prazo para término das atividades (As 32 horas de curso devem ser concluídas até esta data)

até 09/07/2021

Prazo final para entrega das Notas e frequências.

8.Turmas Ofertadas:

Abaixo, escolha a língua de seu interesse para informações sobre as turmas ofertadas (níveis, dias da semana, horários e quantidade de vagas por turma), bem como tenha acesso aos LINKs de requerimento de matrícula correspondentes.

ESPANHOL INGLÊS
LIBRAS PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS - PLE