Oferta de oficinas

OFERTA DE OFICINAS 

 

Ofertas 2020

Oficina 14/2020 - Ensino de português como língua de acolhimento na modalidade a distância

Proponentes: Profas Aline Fraiha Paiva e Livia Grotto (IL/UFSCar) 

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 07/07/20 à 14/07/20) - Máximo de 50 vagas.

Resumo: Oficina voltada aos voluntários que atuarão no curso de português como língua de acolhimento, oferecido pelo IL-UFSCar, em parceria com o CEL-Unesp/Araraquara e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, com intuito de promover uma reflexão a respeito do ensino de português para migrantes e refugiados. Apresentaremos a situação dos migrantes em São Carlos e região e o trabalho de PLAc que já foi iniciado em Araraquara, bem como faremos uma análise crítica a respeito dos materiais didáticos voltados ao ensino de PLAc. Discutiremos, além disso, o planejamento do curso on-line e da elaboração do material que será utilizado no ambiente virtual.
Observação: os encontros serão realizados via Google Meet.

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação; Docentes; TA's; e Comunidade Externa (maiores de 18 anos)

Período de realização da oficina: de 15/07/2020 até 26/08/2020; Quartas-feiras, no horário: das 19:30h às 21:00h,

Local: ON LINE (Google Meet - Link será informado minutos antes do início nos emails cadastrados na inscrição)

Oficina 13/2020 - Introdutória sobre Tradução

Proponentes: Amanda Post da Silveira (IL/UFSCar) e Arlene Koglin (GETRADTEC/UFPE)

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 24/06/20 à 06/07/20) - Máximo de 30 vagas.

Resumo: Observando primeiramente uma necessidade do grupo de tradução do Instituto de Línguas da UFSCar e, ao mesmo tempo disponibilizando a oportunidade para o grande grupo da universidade e a um público externo, oferecemos esta oficina com o fim de introduzir diversos tópicos pertinente à prática e ao produto de tradução.

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação; Docentes; Comunidade Externa (maiores de 18 anos)

Período de realização da oficina: de 08/07/2020 até 29/07/2020; Quartas-feiras, no horário: das 14:00h às 16:00h,

Local: ON LINE (Google Meet - Link será informado minutos antes do início nos emails cadastrados na inscrição)

Oficina 12/2020 - Taller de creación dramatúrgica

Proponentes: Yenny Paola Agudelo Cristancho, Livia Grotto

Pré-requisito: ter cursado pelo menos 2 semestres de espanhol.

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 23/06/20 à 05/07/20) - Máximo de 24 vagas.

Resumo: Este taller busca crear una aproximación a la escritura teatral e incentivar el uso de la imaginación. Es ofrecido para personas que tengan o no experiencia en dramaturgia. Su reto es crear una obra corta a propósito de la pandemia, cuarentena y encierro, utilizando los elementos trabajados durante los encuentros. A lo largo de las sesiones se trabajarán elementos de la creación dramatúrgica a partir de ejercicios escritos, diálogos entre compañeros, debates y materiales audiovisuales. Para el final del taller se busca realizar una lectura conjunta de los materiales creados por todos los participantes. El taller se dictará en español. A los participantes se faculta la interacción y la elaboración de textos en portugués o español.

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação; Docentes; TA's e Comunidade Externa (maiores de 18 anos)

Período de realização da oficina: de 09/07/2020 até 13/08/2020; Quintas-feiras, no horário: das 18:00h às 20:00h,

Local: ON LINE (Google Meet - Link será informado minutos antes do início nos emails cadastrados na inscrição)

Oficina 11/2020 - Problemas Metodológicos no estudo da produção e da percepção do acento léxico

Proponentes: Joaquim Llisterri (Universidade Autônoma de Barcelona) e Amanda Post da Silveira (IL/UFSCar)

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 10/06/20 à 01/07/20) - Máximo de 100 vagas.

Resumo: O professor Joaquim Llisterri, com sua vasta experiências em questões metodológicas de pesquisa em linguística experimental, oferece para a comunidade do Instituto de Línguas da UFSCar, em toda a sua abrangência de público interno e externo, uma palestra voltada para os problemas enfrentados em pesquisas experimentais com linguagem, com enfoque em fonética e sobre a produção e a percepção do acento de palavra. É uma oportunidade única de ter acesso ao Prof. Joaquim e todo o seu conhecimento, unido à simpatia e à solicitude que lhes são características na interação com sua audiência. A palestra será ministrada em um espanhol muito acessível, de fácil compreensão por falantes de português como língua materna.

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação; Docentes; e Comunidade Externa (maiores de 18 anos)

Período de realização da oficina: de 02/07/2020 até 02/07/2020; Quinta-feira, no horário: das 14:00h às 16:00h,

Local: ON LINE (Google Meet - Link será informado minutos antes do início nos emails cadastrados na inscrição)

Oficina 10/2020 - História e Literatura Medieval na Península Ibérica

Proponentes: Alex Rogério Silva / Carlos Henrique Durlo

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 15/06/20 à 30/06/20) - Máximo de 30 vagas.

Resumo: A lírica medieval galego-portuguesa é a primeira manifestação literária na língua portuguesa e, como
tal, origem da tradição lírica nesse vernáculo. Ela adaptou, dentro de circunstâncias socioculturais próprias, a poesia vernácula dominante na Europa entre os séculos XI e XIV, criando o modelo para o lirismo que se desenvolveu, a partir de então, nos territórios de língua portuguesa, transmitindo formas poéticas, expressões e um dos conceitos de capital importância para a cultura ocidental: a idealização do amor. O seu estudo, portanto, justifica-se, dentre outras razões, pelo vigor literário de uma produção que se estendeu por quase dois séculos e que é ainda via de acesso indispensável a elementos fundacionais da cultura e da literatura ocidental. A literatura de ficção tal como a entendemos hoje, poesia e prosa, começam a firmar-se por volta dos séculos XI e XII na Europa Ocidental. Em Portugal, essa ascensão coincide com o estabelecimento da nacionalidade portuguesa a partir do reinado de D. Afonso Henriques (1128-1185): foi durante esse período que o país se tornou independente da Espanha (bula papal de 1179). Basta essa coincidência entre fatos históricos e fatos literários para justificar a necessidade de reflexão sobre os inevitáveis entrelaçamentos entre uns e outros, com todas as implicações textuais e contextuais daí decorrentes – marcas que permanecerão na Literatura Portuguesa pelos séculos afora, com maior ou menor visibilidade, conforme o curso pretende apontar. Não há como estudar bem qualquer Literatura sem remontar às suas fontes/origens.

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação; Docentes; Técnicos Administrativos e Comunidade Externa

Período de realização da oficina: de 07/07/2020 até 08/07/2020; Terça e Quarta-feira, no horário: das 19:00h às 21:30h,

Local: ON LINE (Google Meet - Link será informado minutos antes do início nos emails cadastrados na inscrição)

Oficina 09/2020 - Conversa sobre Cinema: América Latina

Proponente: Armando Manoel Neto

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 09/06/20 à 16/06/20) - Máximo de 50 vagas.

Resumo: Esta série de quatro debates propõe um encontro entre os participantes e o cinema latino americano
em língua espanhola. Por meio do diálogo entre as produções e os contextos sócio culturais ampliados,
propomos uma expansão acerca do conhecimento sobre o cinema e a cultura na região. Os encontros
são baseados nos filmes em língua hispânica produzidos na América Latina, e que foram indicados à
categoria de melhor filme em língua estrangeira do Oscar nos últimos 10 anos. Desde o argentino El
secreto de sus ojos de Juan José Campanella, que venceu em 2010, até Roma, de Alfonso Cuarón que
venceu a categoria em 2019, convidamos a todas e todos para experimentar e discutir sobre o que foi
produzido em sétima arte nesta última década na América Latina.

LISTA DE FILMES: Click AQUI

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação, Docentes, TA's e Público externo (maiores de 18 anos);

Período de realização da oficina: de 22/06/2020 à 01/07/2020 - Segundas e Quartas Feiras, das 19h30 às 21:00 h (04 encontros - Google Meet); 
Local: ON LINE

Oficina 08/2020 - Práticas de Tradução do Espanhol

Proponente: Livia Grotto

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 16/05/20 à 24/05/20) - Máximo de 24 vagas.

Resumo: Esta oficina visa proporcionar ferramentas e discussões voltadas para a tradução do espanhol, oferecendo-se como um espaço de exercitação. Segundo o interesse dos matriculados, haverá a possibilidade de traduzir textos publicitários, turísticos, literários, críticos, assim como resumos, manuais, artigos de jornal ou científicos.

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação, Docentes, TA's e Público externo (maiores de 18 anos);

Pré Requisito: Ter estudado espanhol por pelo menos 1 ano 

Período de realização da oficina: de 27/05/2020 à 08/07/2020 - Quartas Feiras, das 10h às 11:30 h (07 encontros - Google Meet); Aqui o link para os encontros: meet.google.com/nxh-ejji-uxt
Local: ON LINE

 

Oficina 07/2020 - Teatro Espanhol: bases e percurso histórico (Módulo 1)

Proponente: Yan Masetto Nicolai

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 14/05/20 à 03/06/20) - Máximo de 60 vagas.

Resumo: O módulo 1 do curso de teatro espanhol visa apresentar, de maneira concisa, os pilares das artes
trágicas e dramáticas do Ocidente durante os séculos, partindo da Tragédia grega, a discussão de
Nietzsche sua gênese e a obra Antígona; passando pelo Renascimento e o surgimento da discussão da
moral e ética do ser humano com a maestria de Shakespeare em Hamlet, passando por questões
intertextuais com La vida es sueño, de Calderón de la Barca; levantando a questão do livre arbítrio e
como o personagem se modifica em Fausto, de Goethe, durante o Romantismo alemão; e, por fim,
tratando de Federico García Lorca em Bodas de Sangre, com o aspecto moderno que J. Diderot já
apontava em 1789, em seu artigo intitulado "La paradoja del comediante".

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação, Docentes, TA's e Público externo (maiores de 18 anos); 

Período de realização da oficina: de 08/06/2020 à 29/06/2020 - Segunda Feira, das 15h às 18 h; 
Local: ON LINE

Oficina 06/2020 - Tradução e o traduzir: revisitando os pressupostos de equivalência

Proponente: Arlene Koglin (GETRADTEC/UFPE) e Amanda Post da Silveira (IL/UFSCar)

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 14/05/20 à 25/05/20) - Máximo de 200 vagas. INSCRIÇÕES ENCERRADAS EM 26/05 às 18h10

Resumo: Nos primórdios da tradução, as reflexões pautavam-se majoritariamente por questões como tradução,
equivalência e fidelidade, o que tendia a gerar tensões e dicotomias teóricas. Contudo, tais conceitos
têm sido desafiados em decorrência das mudanças trazidas pelos avanços tecnológicos. Com o
advento das tecnologias, desenvolvem-se novas perspectivas metodológicas de pesquisa em tradução,
as quais passam a investigar os aspectos cognitivos subjacentes ao ato de traduzir (Krings, 1986;
Königs, 1987; Alves, 2003, Koglin, 2015), bem como produzem-se mudanças na forma de traduzir e nos
pressupostos de equivalência. Nesse novo contexto, a tradução passa a ser vista não apenas como um
produto textual, mas também como uma atividade de processamento de informação. Isso posto, esta
palestra irá apresentar um breve passeio sobre a tradução enquanto produto e processo. Ademais,
propõe-se a abordar os efeitos e impactos das tecnologias de tradução na expansão das modalidades
tradutórias e nos pressupostos de equivalência.

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação, Docentes, TA's e Público externo (maiores de 18 anos); 

Período de realização da oficina: de 27/05/2020 - Quarta Feira, das 14h às 16 h; 
Local: ON LINE

Link do vídeo da Palestra

Oficina 05/2020 - Capacitação e Formação Docente para o Ensino de Português Língua Estrangeira

Proponente: Aline Fraiha Paiva

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 17/03/20 à 22/03/20) - Máximo de 25 vagas.

Resumo: Oficina voltada aos professores/monitores de PLE que atuam nos cursos sequenciais do IL, com intuito de auxiliá-los em sala de aula, bem como contribuir para sua formação acadêmica e profissional.

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação; 

Período de realização da oficina: de 23/03/2020 até 07/07/2020;
-Aulas expositivas: quintas das 19h às 21h
-Demais aulas: terças e quintas, das 12:10h às 13:40h, das 17h10 às 18h40 e das 18h às 19h30; e sábados das 9h às 12h30
-Orientações e reuniões: terças, das 12h às 14h

Local: Edifício AT10;

 

Oficina 04/2020 - Práticas de Tradução do Espanhol (Reofertada na modalidade ON LINE)

Proponente: Livia Grotto

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 13/03/20 à 02/04/20) - Máximo de 20 vagas.

Resumo: Esta oficina visa proporcionar ferramentas e discussões voltadas para a tradução do espanhol, oferecendo-se como um espaço de exercitação. Segundo o interesse dos matriculados, haverá a possibilidade de traduzir textos publicitários, turísticos, literários, críticos, assim como resumos, manuais, artigos de jornal ou científicos.

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação; Docentes; Técnicos Administrativos e Comunidade Externa

Período de realização da oficina: de 07/04/2020 até 19/05/2020; no horário: das 10:00h às 12:00h ( às terças-feiras),

Local: Edifício AT10;

Oficina 03/2020 - En alta voz: teatro de aquí y de allá

Proponente: Livia Grotto

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 13/03/20 à 02/04/20) - Máximo de 50 vagas.

Resumo: Esta oficina, aberta à comunidade externa e interna que tenha proficiência de leitura em espanhol, visa aproximar o leitor de peças teatrais hispano-americanas e espanholas. Algumas delas no caminho da canonização, como El otro Judas de Abelardo Castillo e Doña Ramona de Victor Manuel Leites, outras reccentíssimas, e ainda assim premiadas e com sucesso de crítica, como Yo he Querido gritar de Tania Cárdenas Paulsen, publicada em 2013, e Los nadadores nocturnos de José Manuel Mora, montada em 2015. Cada um dos textos coloca em cena questões atuais, tratadas com uma linguagem coloquial e, por vezes, também poética, dramática ou cômica. As leituras permitirão, igualmente, o contato com temas bastante variados como o racismo, os gêneros sexuais, a marginalização social, a alienação, o corpo como lugar de poder, o impacto da política na vida das pessoas comuns e a espiritualidade.

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação; Docentes; Técnicos Administrativos e Comunidade Externa

Período de realização da oficina: de 07/04/2020 até 26/05/2020; no horário: das 16:00h às 18:00h ( às terças-feiras),

Local: Edifício AT10;

Oficina 02/2020 - História e Literatura Medieval na Península Ibérica (OFERTA REFEITA NA MODALIDADE ON LINE)

Proponentes: Alex Rogério Silva / Carlos Henrique Durlo

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 15/04/20 à 15/05/20) - Máximo de 30 vagas.

Resumo: A lírica medieval galego-portuguesa é a primeira manifestação literária na língua portuguesa e, como
tal, origem da tradição lírica nesse vernáculo. Ela adaptou, dentro de circunstâncias socioculturais próprias, a poesia vernácula dominante na Europa entre os séculos XI e XIV, criando o modelo para o lirismo que se desenvolveu, a partir de então, nos territórios de língua portuguesa, transmitindo formas poéticas, expressões e um dos conceitos de capital importância para a cultura ocidental: a idealização do amor. O seu estudo, portanto, justifica-se, dentre outras razões, pelo vigor literário de uma produção que se estendeu por quase dois séculos e que é ainda via de acesso indispensável a elementos fundacionais da cultura e da literatura ocidental. A literatura de ficção tal como a entendemos hoje, poesia e prosa, começam a firmar-se por volta dos séculos XI e XII na Europa Ocidental. Em Portugal, essa ascensão coincide com o estabelecimento da nacionalidade portuguesa a partir do reinado de D. Afonso Henriques (1128-1185): foi durante esse período que o país se tornou independente da Espanha (bula papal de 1179). Basta essa coincidência entre fatos históricos e fatos literários para justificar a necessidade de reflexão sobre os inevitáveis entrelaçamentos entre uns e outros, com todas as implicações textuais e contextuais daí decorrentes – marcas que permanecerão na Literatura Portuguesa pelos séculos afora, com maior ou menor visibilidade, conforme o curso pretende apontar. Não há como estudar bem qualquer Literatura sem remontar às suas fontes/origens.

Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós Graduação; Docentes; Técnicos Administrativos e Comunidade Externa

Período de realização da oficina: de 19/05/2020 até 20/05/2020; no horário: das 19:00h às 22:00h,

Local: Edifício AT10;

Oficina 01/2020 - Redação do Projeto Pedagógico do I.L.

Proponentes: Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde

Acesse aqui para fazer sua INSCRIÇÃO (Período de inscrições: de 01/02/20 à 10/02/20) - Máximo de 15 vagas.

Resumo: O projeto político-pedagógico do Instituto de Línguas (PPP) almeja refletir determinados valores e diretrizes assumidos coletivamente como norteadores do pensar e do agir de todos os envolvidos nas atividades diversas desenvolvidas pelo I.L.. Isso, no entanto, não significa uniformizar o pensamento, tampouco qualquer tipo de autoritarismo e inquestionabilidade. Trata-se de um documento orientador que deve ser constantemente objeto de avaliação e aperfeiçoamento que servirá de base para toda a reflexão e estruturação das atividades no âmbito formativo. Assim, espera-se que os participantes possam contribuir com o aprimoramento do I.L. e sua concepção.

Público Alvo: Docentes e Professores em formação do Instituto de Línguas.

Período de realização da oficina: em 11/02/2020; no horário: das 08:30h às 18:30h,

Local: Edifício AT10;

Ofertados em 2019

Oficinas ofertadas e finalizadas em 2019:

Aspectos Introdutórios do Ensino de Português como Língua Estrangeira (P.L.E.)
Capacitação e Formação Docente para o Ensino de Português Língua Estrangeira
Ciência e Linguagem: uma breve reflexão sobre ciência e senso comum (Campus Lagoa do Sino)
Cuentan ellas: lecturas de relatos en español
Discurso, Divulgação Científica e Podcast: democratizando a ciência
El Núcleo del Disturbio: lecturas de cuentos en español
Elaboração de Proposta para Organização e Desenvolvimento do Curso Sequencial de PLE
English Pronunciation
Ensino de Línguas Estrangeiras: planejamento de aulas e possibilidades metodológicas (Campus Sorocaba)
Escrita Acadêmica (Campus Lagoa do Sino)
Escrita em Língua Portuguesa para Estrangeiros
Español para Movilidad
Inglês para o ENEM 2019
Julgando Texturas
LIBRAS: uma abordagem crítico-reflexiva (Campus Lagoa do Sino)
Língua CRIOULO da Guiné-Bissau
Língua e Cultura Colombiana (Campus Lagoa do Sino)
Língua e Cultura Dinamarquesa (Campus Lagoa do Sino)
Língua e Cultura Francesa (Campus Lagoa do Sino)
Língua e Cultura Indígenas: memória e resistência (Campus Lagoa do Sino)
Língua e Preconceito Linguístico (Campus Lagoa do Sino)
Língua FONGBE de Benim
Língua GA de Gana
Língua IORUBA da Nigéria
Linguagem dos Animais (Campus Lagoa do Sino)
Linguagem, Inconsciente e Comunicação (Campus Lagoa do Sino)
Modelos de Aquisição de Língua Estrangeira
Mundo Hispânico: língua e cultura
O Processo de Comunicação entre o Extensionista e o Camponês: uma abordagem dialógica (Campus Lagoa do Sino)
Paleografia: Desvendando os Manuscritos dos Séculos XVI e XIX
Poética, Tradução e Estudos Ameríndios
Preparatória para o Exame DELE B2: Compreensão Leitora e Escrita
Tópicos Atuais no Ensino de Inglês 

 

Ofertados em 2018

Oficinas ofertadas em Parceria com Grupo Share / Sorocaba, finalizadas em 2018:

Alemão Básico
Compartilhando a Share - Centro de Línguas: proposta discente de trocas linguísticas
Dança - Mobilidade Danças Urbanas
Dança - Jazz Funk
Desenho
Espanhol Básico
Espanhol Intermediário I
Fotografia
Francês Básico
Inglês Básico
Inglês Intermediário I
Inglês Intermediario II
Inglês - Conversação
Inglês para Negócios Bancos e Finanças
Introdução à Programação
Japonês Básico
Minicurso de Oratória
Oficina de Ensino para Professores Share
Português - Alfabetização e Letramento
Português para Estrangeiros
Produção de Texto Criativa
Teatro
Trilha de Propósito Profissional
Violão