Celpe-Bras

Link para informações Atualizadas: https://docs.google.com/document/d/1uuzAhEHM1JhZMZ-rqg4Hb08hmG1quXwr2G8ltWDhb8g/edit

Link para resultado da aplicação 2019/2: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.018-de-12-de-dezembro-de-2019-233219769?inheritRedirect=true 

O Celpe-Bras é o único certificado em Português do Brasil com reconhecimento oficial do governo brasileiro. É também exigido por universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação e, internacionalmente, o documento é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na Língua Portuguesa. O certificado é outorgado de acordo com o nível de proficiência demonstrado pelos candidatos nas classificações "Intermediário", "Intermediário Superior", "Avançado" e "Avançado Superior". O exame, que é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, é aplicado no Brasil e em diversos outros países. Desde 2009, a UFSCar é credenciada como posto aplicador do exame, resultado do trabalho desenvolvido na Universidade no ensino de Português para estrangeiros.

 

EXAME CELPE-BRAS
POSTO APLICADOR UFSCar
celpeufscar@gmail.com
Informações gerais sobre inscrição Exame Celpe-Bras


Mensagem padrão do posto UFSCar a interessados em prestar o exame Celpe-Bras:

O exame Celpe-Bras é aplicado 2 vezes por ano. A primeira aplicação ocorre no primeiro semestre, geralmente em abril, mas em 2019 foi em maio, no período de 28 a 30. As inscrições para essa aplicação foram encerradas em 28 de março deste ano..

A segunda aplicação ocorre no segundo semestre, geralmente em outubro.
As informação do calendário de aplicação 2019/2 poderão ser consultadas no Link existente no início desta página: "Link para informações atualizadas"

Para cada edição do exame, o Inep (www.inep.gov.br) lança um edital específico com definição de calendário também específico. Por essa razão, como posto aplicador, não nos é possível informar datas com precisão, antes do lançamento desse edital.

As inscrições (no período em que estão abertas) são realizadas em sistema do INEP, no item inscrição (esse item ficará disponível durante o período de inscrições)http://celpebras.inep.gov.br/celpebras/#!/index
Nessa página o participante deverá realizar os procedimentos ali indicados, o que inclui selecionar o posto aplicador no qual deseja realizar a prova e preencher o formulário de inscrição, com as informações nele solicitadas, a saber: preencher os campos referentes a dados pessoais (o que requer, entre outros itens, informar número de documento - passaporte ou RNE ou Registro Nacional de Identidade - O documento informado deverá ser apresentado no dia do exame) e responder a um questionário, que é relevante para que os avaliadores possam preparar a aplicação da parte oral do exame.

Após realizar a inscrição na página do exame, no sistema do INEP, os procedimentos são realizados com o posto aplicador. Para o posto UFSCar, o examinando receberá um email contendo instruções para envio de documentos e para pagamento. Esse processo é realizado sem necessidade do examinando vir à instituição. O pagamento é realizado por meio de boleto bancário e o envio dos documentos é feito por email.

No Brasil há mais de 20 postos aplicadores (no estado de São Paulo são 3, entre os quais está o da UFSCar). A relação consta também na página do exame, no link: "postos aplicadores" -
Os endereços dos mesmos estão descritos nesse documento. O da UFSCar é no Campus de São Carlos.

Os postos aplicadores são prestadores de serviço ao INEP. Todos os participantes devem fazer a inscrição na página geral do exame, acima mencionada.
Obs.: O calendário definido pelo INEP é seguido rigorosamente. Para inscrições, por exemplo, o prazo se esgota automaticamente às 23h59 (horário de Brasília/Brasil) do último dia previsto no calendário do exame.

Atenciosamente,
Prof. Dr. Nelson Viana
Coordenador do posto aplicador UFSCar do exame Celpe-Bras