Celpe-Bras - 2022

CENTRO DE REFERÊNCIA DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

Informações/ instruções aos examinandos inscritos para o EXAME CELPE-BRAS - Edição única de 2022
POSTO APLICADOR UFSCar

IMPORTANTE!!!
ANTES de realizar o pagamento da taxa de inscrição, leia ATENTAMENTE as informações abaixo:

***SOMENTE PARA EXAMINANDOS INSCRITOS PARA O POSTO APLICADOR UFSCar

***SOMENTE REALIZE OS PROCEDIMENTOS CONSTANTES DESTE INFORME, DEPOIS DE TER FEITO A INSCRIÇÃO PARA O EXAME, NO SISTEMA DO INEP E SOMENTE SE TIVER SELECIONADO O POSTO APLICADOR UFSCar 

Cada posto aplicador possui procedimentos próprios para recolhimento da taxa de inscrição.

 

ETAPA 1: FAZER INSCRIÇÃO NO SISTEMA DO EXAME CELPE-BRAS, ACESSANDO:
celpebras.inep.gov.br

O sistema de inscrições é do INEP e os postos aplicadores são apenas prestadores de serviço.

Se você já tiver finalizado sua inscrição no sistema do INEP e selecionado o posto aplicador UFSCar, leia as informações a seguir e realize os procedimentos descritos, visando a homologação

Inicialmente agradecemos o interesse em realizar o exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiro) no Posto Aplicador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Caso mantenha seu interesse em realizar a prova neste posto aplicador, por favor siga as instruções apresentadas a seguir. Em caso de desistência, ou seja, caso tenha feito a inscrição mas tenha decidido não prestar o exame, por favor nos informe, ainda no período de inscrição, para que possamos abrir vaga para outro interessado.

Seguem as orientações referentes à complementação da inscrição para os candidatos que efetuaram o registro (inscrição) no INEP, pela internet, para este posto aplicador (UFSCar) e que, efetivamente pretendem prestar o exame na data estabelecida e neste posto.

 

ETAPA 2
Para os procedimentos complementares no sentido de ter sua inscrição homologada para realização das provas, é necessário:

1 - Efetuar o pagamento referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) - ver instruções neste texto.

Observação: *Não há possibilidade de reembolso do pagamento.
Portanto, verifique se realmente terá disponibilidade para realização do exame na data estabelecida.

2 - Após efetuar o pagamento, é necessário enviar por e-mail (celpeufscar@gmail.com), em formato digital, o comprovante de pagamento da taxa e cópia do documento informado no formulário de inscrição (passaporte ou RNE - Registro Nacional de Estrangeiro ou Documento nacional de identidade). No caso do passaporte, enviar cópia digitalizada apenas das páginas de identificação.

A sua inscrição somente será homologada, ou seja, ela somente será válida para realizar o exame, após o recebimento desses documentos, por nosso posto aplicador, que realizará a homologação no sistema do INEP, depois de conferir dados e documentos.

As provas serão realizadas no período de 18 a 20 de outubro de 2022, nesta universidade, no campus localizado na cidade de São Carlos.

A parte coletiva (PROVA ESCRITA) será aplicada no período da manhã do dia 18/10, para todos os examinandos, simultaneamente. Não é possível realizar essa prova em outro dia ou horário, pois os postos aplicadores devem realizar a aplicação no mesmo dia e horário para todos. O examinando que faltar a essa prova estará excluído do exame.
No período da tarde do mesmo dia (18/10), a partir das 14h00 será iniciada a parte individual do exame (PROVA ORAL).
O critério de agendamento da parte individual do exame (PARTE ORAL), tem como base a ordem de recepção da documentação de homologação da inscrição. Os participantes NÃO RESIDENTES EM SÃO CARLOS serão alocados na grade de horários do dia 18/10 (período da tarde) até que se completem todas as vagas, ficando para o dia 19/10 os demais. Os participantes que residem em São Carlos poderão ser alocados em horários do dia 18/10, se houver vaga. Caso não haja, serão alocados nos horários do dia 19/10/2022 (parte da manhã), a não ser que tenham motivo específico que justifique a realização da parte oral no primeiro dia.

SALIENTAMOS QUE NA UFSCar TRABALHAMOS COM UM NÚMERO DE BANCAS DE AVALIADORES que permite realizar as atividades da parte oral em, no máximo, 02 dias, como forma de evitar que os examinandos que residem fora de São Carlos precisem ficar mais tempo na cidade, em função das provas.

Na sequência, apresentamos as instruções para pagamento da taxa:
ORIENTAÇÕES PARA PAGAMENTO DA TAXA AOS EXAMINANDOS INSCRITOS PARA O POSTO APLICADOR UFSCar
Conforme já mencionado no início do texto, nesta fase do processo é necessário o pagamento da taxa de inscrição, no valor de 200 (duzentos reais, e o envio de comprovante desse pagamento (cópia digitalizada), bem como o envio de cópia digitalizada do documento cujo número foi informado no formulário de inscrição (passaporte, RNE ou documento nacional de identidade).
Para pagamento da taxa, por favor acesse a página reservada ao projeto de aplicação do exame Celpe-Bras, no site da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI), da UFSCar, no link abaixo:

PAGAMENTO DA TAXA AOS EXAMINANDOS INSCRITOS PARA O POSTO APLICADOR UFSCar

Importante! Apenas para examinandos que já realizaram sua inscrição no sistema do INEP e selecionado o posto aplicador UFSCar.

Cada posto aplicador possui procedimentos próprios para recolhimento da taxa de inscrição.

 

 

ACIONE O LINK AQUÍ

(disponível no período de 26/07/22 até 09/08/22

Esse link ficará disponível até o dia 09/08/2022, ou seja, até 3 dias após o encerramento do período de inscrições pelo INEP.
(Se ao clicar sobre o link, ele não abrir direto, por favor copie-o e cole-o na barra de busca do navegador)
Nesse link, siga os passos indicados para realização dos procedimentos
Observação: *Não há possibilidade de reembolso do pagamento.
Portanto, verifique se realmente terá disponibilidade para realização do exame na data estabelecida.


ETAPA 3:
Após efetuado o pagamento, é necessário enviar por e-mail (celpeufscar@gmail.com), em formato digital (escaneado), o comprovante de pagamento da taxa e cópia do documento informado no formulário de inscrição (passaporte ou RNE - Registro Nacional de Estrangeiro ou Documento nacional de identidade). No caso do passaporte, enviar cópia digitalizada apenas das páginas de identificação.
A sua inscrição somente será homologada, ou seja, ela somente será válida para realizar o exame, após o recebimento desses documentos, por nosso posto aplicador, que realizará a homologação no sistema do INEP, depois de conferir dados e documentos e notificará o examinando, por mensagem de email, informando data, horário e banca para realização da parte oral do exame.

É aconselhável acompanhar a tabela com os horários ainda disponíveis para a parte oral, para já ter ideia das possibilidades. Considerar, entretanto, que as tabelas com os horários de agendamento são atualizadas continuamente, na medida em que são recebidos novos documentos para homologação, pelo posto aplicador.
O link para o google doc com informações aos homologados e que contém a tabela de horários em atualização é: A ser disponibilizado

Atenciosamente,
Prof. Dr. Nelson Viana (celpeufscar@gmail.com)
Coordenador da Aplicação do Exame Celpe-Bras
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar